Preparando adolescentes, jovens e adultos para um futuro melhor!

Preparando adolescentes, jovens e adultos para um futuro melhor!

Sejam bem-vindos!!!

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou sua construção." Paulo Freire

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Premiação SAERJ 2012

O SAERJ  serve também como treinamento para o Enem, para o vestibular e para entrevistas de emprego. São provas que medem habilidades e competências. Medem, por exemplo, o raciocínio lógico de um aluno e a interpretação de textos.
Parabéns, alunos, pelo bom desempenho no SAERJ em 2012!


Acolhida aos alunos - 2º semestre

Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder algo antes considerado impossível se torna realidade.
                               (Albert Einstein)

Bom tê-los de volta




Reunião Pedagógica - Início do segundo semestre


“Eu sou parte de uma equipe.
Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence
 De certa forma termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas!”
                                                                                               Airton Senna da Silva


Este foi um momento dedicado a refletir sobre a importância do trabalho em equipe; estimular a adesão às novas mídias e tecnologias; analisar os resultados e traçar estratégias para a conquista das metas propostas. 

Reunião de Pais - Segundo bimestre

A educação integral do ser humano só se completa quando consideramos duas formas de educar: a educação moral (família) e a educação do conhecimento (escola) 
                                                                                  (autor desconhecido)  

Pensando sempre desta forma, como uma equipe, é relevante que tenhamos, pais e escola, os mesmos princípios na educação de nossos jovens.

Oportunizamos assim, vários momentos para que este contato aconteça.

Contos e Romances

O currículo mínimo do 3º ano nos orienta a trabalhar no 3º bimestre com Contos e Romances das literaturas indígenas e africanas em língua portuguesa.
A professora Rosana Esteves, de Língua Portuguesa, realizou com a turma 3005 um trabalho onde os alunos participaram ativamente de todas as etapas: planejamento, pesquisa e apresentação. 
A turma foi dividida em seis grupos. Cinco grupos falaram, cada um, sobre um país africano de fala portuguesa e um grupo sobre os costumes e cultura de nossos índios. 
Cada grupo apresentou pelo menos um autor e uma obra.




quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Pensadores da educação


      O Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção,  em   par­ce­ria   com a Unes­co e a Fun­da­ção        Jo­a­quim Na­bu­co, dis­po­ni­bi­li­za pa­ra downlo­ad a Co­le­ção Edu­ca­do­res, uma  sé­rie  com 62 li­vros so­bre per­so­na­li­da­des da edu­ca­ção.    A co­le­ção   traz       en­sai­os       bi­o­grá­fi­cos so­bre 30 pen­sa­do­res bra­si­lei­ros, 30 es­tran­gei­ros, e dois ma­ni­fes­tos: “Pi­o­nei­ros da Edu­ca­ção No­va”, de 1932, e “Edu­ca­do­res”, de 1959. A es­co­lha dos no­mes pa­ra com­por a co­le­ção foi fei­ta por re­pre­sen­tan­tes de ins­ti­tu­i­ções edu­ca­cio­nais, uni­ver­si­da­des e Unes­co.


62 obras sobre os principais pensadores da educação



Fonte:
http://www.acordacultura.org.br/artigos/02092013/62-obras-sobre-os-principais-pensadores-da-educa%C3%A7%C3%A3o-para-download

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaObraForm.do?first=50&skip=0&ds_titulo=&co_autor=&no_autor=&co_categoria=133&pagina=1&select_action=Submit&co_midia=2&co_obra=&co_idioma=&colunaOrdenar=DS_TITULO&ordem=null

domingo, 8 de setembro de 2013

Feira Folclórica Cultural

Aconteceu!!!
  
Dia do Folclore 22 de agosto - Decreto no. 56747 de 17/08/1965.
…Conhecendo o folclore de um país podemos compreender o seu povo. E assim passamos a fazer, parte de sua História.

A animação cultural, entendendo a relevância da contextualização desta data, na prática pedagógica, através do animador Anisio Marcos de Aguilar Cruz, em parceria com toda a comunidade escolar, promoveu um projeto com planejamento que passou pela formação de grupos, pesquisas, ensaios teatrais, musicais, danças, montagens de vídeos.
Os alunos experimentaram um processo de integração, interdisciplinaridade e “(re) descobrimento” de um Brasil de tantas diversidades.

Uma escola VIVA é aquela que, além das disciplinas curriculares, também valoriza o lúdico (AÇÕES CULTURAIS).



13 º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica e EXPOGEF

Alunos do Colégio Estadual Jacintho Xavier Martins participaram do 13 º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica e EXPOGEF, o mais importante evento geofísico da América do Sul. Ampliaram seus conhecimentos a partir de sessões técnicas, workshops e cursos de curta duração.