Trabalho realizado pelo Prof. Alexandre Delgado Cunha em conjunto com a turma 3009 do C.E. Jacintho Xavier Martins
Este trabalho é o resultado de um estudo da pedagogia por projetos de pesquisa no qual foi levado em consideração o ensino por projeto e a aprendizagem por projeto.
O projeto é bastante pertinente ao caráter colaborativo uma vez que se mesclam nestas turmas alunos adultos e jovens, isto é, maiores e menores de 18 anos. Desta forma, permite-se que a experiência cultural e de vida dos maiores agreguem experiências aos mais novos e estes, por terem uma maior familiaridade com recursos tecnológicos, passem seus conhecimentos aos mais velhos.
Este projeto tem o intuito de estimular o envolvimento do estudante com situações concretas e contextualizadas de pesquisa, aprendizagem colaborativa e construções coletivas entre os próprios estudantes e seu mediador, incentivando o desenvolvimento da autonomia do alunado.
Enquadra-se também como intuito deste projeto o fato do aluno trabalhar com gêneros não literários, enriquecendo o seu conhecimento de mundo e fazendo-o sentir-se mais cidadão da comunidade sociocultural que habita
Os objetivos específicos deste projeto versam entre as habilidades e competências previstas no currículo mínimo e as envolvidas no uso das tecnologias, quais sejam:
- Identificar os provérbios africanos como histórias-sínteses que traduzem uma moral.
- Reconhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural pelo estudo das lendas indígenas e africanas.
- Identificar marcas linguísticas e recursos expressivos usados pelo autor que traduzam elementos da cosmovisão africana e indígena: concepção de universo, de vida e de sociedade.
- Conhecer e familiarizar-se com equipamentos tecnológicos comuns à atual sociedade do conhecimento, como computador, internet, áudio (mp3, wav, etc) e vídeo (avi, mp4, etc), criando e produzindo material específico.